quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Gêneros de texto de cunho instrucional

Torna-se inegável o fato de que todos nós, em uma determinada ocasião, já tenhamos nos deparado com algum manual de instrução, não é verdade?
Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.

Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros. 

Pensando em fazer uma atividade prática, a Professora Rute, dentro da disciplina de Língua Portuguesa, propôs que os alunos trouxessem uma receita que poderia ser retirada de um meio eletrônico ou também de criação própria.

Aproveitando a ocasião, os alunos trouxeram além da receita o alimento produzido, oportunizando assim um momento de confraternização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário