quarta-feira, 11 de junho de 2014

Transando Saúde

Professora: Sandra Varella
Disciplina: Biologia

Através do tema do E.M.I. deste bimestre, cultura, um dos conteúdos trabalhados na disciplina de biologia é sexualidade. 
Pensando nisso convidamos a Psicóloga Helen, funcionária do SESC, para palestrar sobre sexualidade.

Transando Saúde: 
A adolescência bate a porta, e representa a despedida do mundo e corpo infantil, e a iniciação à experiência do mundo adulto. Fase conhecida pelos conflitos com o novo corpo, novos pensamentos, sentimentos e postura social, torna-se essencial dar suporte ao adolescente, no sentido de leva-lo a entender as mudanças e as responsabilidades que elas trazem consigo.
Mas a quem pertence tarefa de prevenir e promover a saúde sexual do adolescente: Pais, professores, agentes de saúde, mídias?
Os pais, nesse período, também são tomados pela avalanche de mudanças: passam de pais de criança à pais de um adolescente inconstante, curioso e ávido por novas experiências. E nem sempre estão preparados para dar o devido suporte, negligenciando informações (por desconforto ou falta de informação), e passando verdadeiros apuros quando na eminência da descoberta da vida sexual dos filhos, deixando silenciosamente ao encargo das mídias a formação dos filhos quanto a sexualidade, se abstendo posteriormente de qualquer culpa quanto a problemas advindos da falta de informação.
Percebendo o desconforto e falta de abertura familiar para o assunto, nessa descoberta do novo “eu”, bem como as lacunas por vezes deixadas pelas mídias, o adolescente se volta para o circulo de amizades, e é no grupo que ele busca suporte para a resolução de conflitos e duvidas, muitas vezes recebendo informações distorcidas e errôneas.
Durante esse processo o professor, bem como agente de saúde, ganham papel importante. Vistos como adultos neutros, capazes de ouvir atentamente e trazer esclarecimentos e informações concretas, o papel de multiplicadores se intensifica necessitando cada vez mais de formação continuada sobre o tema, para se adequar as demandas das novas gerações.
Percebe-se então que a tarefa de promover e prevenir a saúde sexual dos adolescentes não está centralizada. Ela depende de uma rede de apoio forte e bem estruturada de pais conscientes, adolescentes esclarecidos e professores e profissionais da saúde preparados.
Pensando nessa necessidade o Sesc desenvolveu o projeto Transando Saúde, que visa resgatar essa rede de apoio, promovendo ações que facilitem o acesso a informações de qualidade, e propiciem a preparação dos pais, adolescentes e professores as mudanças típicas da fase.
A ação tem como objetivo proporcionar ações de promoção da saúde sexual, visando à aquisição de hábitos saudáveis, com participação ativa do publico alvo supracitado em todas as atividades desenvolvidas, a fim de construir conjuntamente os conceitos trabalhados para prática real da ação. A proposta visa trabalhar ações de educação permanente e prevenção, com enfoque nas Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário