sábado, 28 de abril de 2012

"EU" - Montagem da Linha do Tempo, de sua própria história de vida.


Este projeto visou organizar as lembranças, para que os alunos pudessem montar suas próprias histórias. Sendo que para isso eles precisaram buscar em diferentes fontes (depoimentos de pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de batismo, fotografias e objetos pessoais) assim cada um deles recuperou uma história que estava preservada em documentos escritos, visuais, orais relacionados ao grupo social ao qual pertencem. A partir dai começaram a estabelecer nexos entre a história individual e a coletiva. A.0 investigarem suas próprias histórias, os alunos passam a se auto valorizarem e adquirem possibilidades de desenvolverem noções necessárias para a formação do pensamento histórico, quando localizam fatos significativos que refletem sobre o tempo de sua própria vida. Além disso, deve-se enfatizar o caráter subjetivo do conhecimento histórico, uma vez que o homem (e o Historiador) não registra tudo, mas produz "seleções", recortes da realidade conforme sua experiência e projeto de sociedade.
Trabalho desenvolvido pela professora de história Eliane com os alunos das 1as séries do E.M.I.

























Um comentário:

  1. Meus alunos foram excelentes ao realizarem esta atividade, parabéns a todos que se dedicaram e trabalharam pra valer. beijos!

    Profª. Thaíse parabéns por sua dedicação em elaborar este blogger, realmente ficou muito bem feito.

    ResponderExcluir