sábado, 28 de abril de 2012

"EU" - Montagem da Linha do Tempo, de sua própria história de vida.


Este projeto visou organizar as lembranças, para que os alunos pudessem montar suas próprias histórias. Sendo que para isso eles precisaram buscar em diferentes fontes (depoimentos de pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de batismo, fotografias e objetos pessoais) assim cada um deles recuperou uma história que estava preservada em documentos escritos, visuais, orais relacionados ao grupo social ao qual pertencem. A partir dai começaram a estabelecer nexos entre a história individual e a coletiva. A.0 investigarem suas próprias histórias, os alunos passam a se auto valorizarem e adquirem possibilidades de desenvolverem noções necessárias para a formação do pensamento histórico, quando localizam fatos significativos que refletem sobre o tempo de sua própria vida. Além disso, deve-se enfatizar o caráter subjetivo do conhecimento histórico, uma vez que o homem (e o Historiador) não registra tudo, mas produz "seleções", recortes da realidade conforme sua experiência e projeto de sociedade.
Trabalho desenvolvido pela professora de história Eliane com os alunos das 1as séries do E.M.I.

























domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra



O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.
        Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da 
contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
        A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governo dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.


Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
   
        "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."


Trabalho desenvolvido pela professora de biologia Janina com os alunos da 1ª série 07 do E.M.I..





Aulas de informática


A escola está passando por um processo de renovação. Estamos vivendo uma época de constantes transformações, de trocas rápidas de informação, em que o conhecimento nos chega de forma acelerada, refletindo as mudanças ocorridas na sociedade. Com o avanço das tecnologias, os alunos chegam à escola com uma imensa quantidade de informações. É uma avalanche de novidades, mas a informação, por si só, não educa.
        Tendo em vista essas transformações, os alunos do E.M.I. contam com  uma aula de informática semanal.




 




Momentos de leitura


A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social. A leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito de ler.
        E com o intuito de aprimorar a leitura e exercitar a escrita,  os alunos do E.M.I. tem alguns momentos de leitura durante os períodos em que estão na escola. 












terça-feira, 17 de abril de 2012

Por água abaixo. Você economiza água?


O desenvolvimento do projeto “Por água abaixo” teve como finalidade sensibilizar os discentes e seus familiares, sobre a necessidade de evitar o consumo excessivo de água em atividades do cotidiano, especificamente, no tomar banho, no lavar a louça, no escovar os dentes e no acionar a descarga.
Para desenvolver tal projeto, primeiramente, em sala de aula, foi feita a leitura e análise do texto “Por água abaixo”, da editora Dom Bosco. Em seguida, os alunos foram divididos em quatro grupos. Cada grupo durante uma semana coletou dados referentes ao consumo de água em atividades do cotidiano em sua casa e registrar em uma tabela.
Após a coleta de dados os alunos se reuniram em sala, calcularam a média de consumo de água nas atividades pesquisadas, organizaram suas conclusões e para finalizar desenvolveram cartazes contendo os dados de sua pesquisa.